Muitas vezes, nos descuidamos do nosso cuidado ao longo de nossas vidas, ás vezes por falta de tempo para cuidar de si, por excesso de cuidados com outro, ou sem saber exatamente como fazer isso. Fato que muitas pessoas não aprenderam como fazer isso, como cuidar de nós mesmos, e em algum momento nos deparamos com essa falta que está extremamente relacionada com nossa saúde mental.
Quando paramos para prestar atenção, muitas vezes conseguimos ouvir nosso corpo, ele está dando sinais o tempo todo dessa falta, basta sintonizarmos. Sim, falamos através do corpo, se prestarmos atenção podemos perceber do que precisamos no momento, pode ser um copo de água, esticar as costas, conversar com alguém querido. Outro recurso que muitas vezes não acessamos, são as músicas, ouvir músicas que gostamos possibilita uma mudança impactante no nosso humor e muitas vezes não nos permitimos por não darmos valor a esse tipo de coisa, mas a ferramenta está disponível e é valiosa.
Quantas vezes nossos pensamentos nos trazem: "preciso de um tempo para mim". Se atendermos esse pedido tirando um tempo que seja possível dentro da nossa rotina, podemos nos beneficiar profundamente e ter uma sensação de equilíbrio. Não precisa ser nada muito complexo, pode ser um café, olhar para o céu por alguns minutos, assistir um bom filme.
Dar limites também é uma forma muito importante de autocuidado. Por isso diga não se assim achar melhor, às vezes precisamos dizer não ao outro, para dizer sim a nós mesmos, e isso é uma escolha para estar saudável, priorize você!
Nem sempre é possível e disponível para nós, o acesso e as possibilidades para a prática regular do autocuidado, mas, em terapia, podemos organizar e buscar olhar para as melhores formas de conectar você a seus ideais de bem-estar.